Muito se fala em crise. Mas, além de reproduzir os discursos que já estão por ai, gerando desespero em muita gente, como podemos tratar o assunto de uma forma diferente? Será mesmo que é possível enxergar esse momento com positividade?
O medo sempre foi uma arma poderosa. Ele paralisa! A quem interessa estarmos parados? Aos que não veem a mudança como algo positivo, aos que desejam manter seus status, poder, estruturas. No entanto, cada vez está mais claro que construímos nossos castelos com bases de areia. Cada vez está mais claro que pouco é possível esconder hoje em dia, nossas máscaras estão se desfazendo. Que somos nós por trás delas?
Essa crise é mais profunda do que simplesmente econômica ou política. Ela fala sobre quem somos verdadeiramente. Ela está ai para nos mostrar que não existe separação entre as estruturas que construímos, o estado, as instituições e nós. Tudo isso não existe sem as pessoas e é um reflexo de todas as limitações que ainda temos.
Tendo isso em mente, sem julgamento das nossas sombras, podemos iluminar todas essas feridas expostas. Mudar a si para mudar o mundo virou clichê, mas é um dos mais poderosos, se for levado a sério, com alegria. Não existe nada que se sustente muito tempo sem uma base sólida e esse chão mora dentro de cada um.
Os momentos difíceis nos fazem mais fortes somente quando somos capazes de mergulhar nas nossas escuridões com muito afeto. É preciso expurgar as coisas ruins com amor e para isso valem sim as pequenas ações. Algumas sugestões práticas:
– Abandone a necessidade de ter razão. Todos podem ter razão dependendo do ponto de vista e o olhar do outro nunca será igual ao seu.
– Agradeça até mesmo as coisas ruins que aconteceram. Só assim é possível se amar verdadeiramente, porque elas fazem parte de você hoje.
– Ame seus pais, exatamente do jeito que eles são. Eles fazem o melhor que podem!
– Descubra qual o seu propósito. Porque você está vivo? O que te move? Isso pode remover verdadeiras montanhas dentro e fora de você.
– Pare hoje de reclamar! De qualquer coisa. Se você pode mudar a situação, aja. Se não pode, aceite.
– Não espere nada dos outros. Mude a sua forma de enxergá-los, veja o que há de bom. Sempre existem coisas boas, você é que não está vendo.
Crise é oportunidade! De se reconstruir, de renovar as estruturas, de repensar os modelos que estão estagnados. Encontre àqueles que estão em sintonia com você, junte-se a eles. Lembre-se, tudo passa. O que vai ficar depois? Qual é o futuro que você precisa começar a construir agora?
Com leveza e com amor sempre.
Deixe um comentário!
0 Comentários